

Lâmina
A Lâmina foi fundada em 2016 pela atriz Viviane Monteiro. A Cia propõe algo diferente dos outros coletivos. O grupo é composto por atores que querem estar no palco. Portanto, a Cia Lâmina mantém estudos diários de corpo e voz, dramaturgia e leituras desde a sua criação. Chamamos pessoas de fora do grupo para ministrar workshops para a gente, aulas especiais e exercícios. A troca é importante no teatro e sabemos disso.
Quando encontramos uma peça que queremos muito fazer (são inúmeras, na verdade, mas processos levam tempo), então convidamos uma diretorA para nos dirigir. Queremos nos jogar nos palcos e nas histórias sob diferentes olhares femininos. Somente femininos.
Temos atualmente duas montagens que produzimos independentemente. A primeira e a que deu origem ao grupo é "A Via Crucis do Corpo" baseada na obra homônima de Clarice Lispector, dirigida por Adriana Pires. Fizemos duas temporadas em 2017 no ViGA Espaço Cênico com esta peça. A segunda produção nossa foi "Toda Nudez Será Castigada" de Nelson Rodrigues. Por esta peça ganhamos o Prêmio Cenym de Melhor Cia de Teatro em 2018. A peça ainda segue em cartaz mas no fim de 2018 se desligou da Cia Lâmina. Atualmente estamos estudando poetisas brasileiras e uma autora francesa que acabamos de descobrir!